O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente no dia 08 de março. A data frisa a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos. Em alguns lugares, ocorrem conferências e eventos dedicados aos temas da igualdade de gênero, violência contra a mulher, conquistas e histórias de luta, feminismo, etc.
A origem do Dia Internacional da Mulher está repleta de controvérsias. Alguns associam o surgimento da data com a greve das mulheres que trabalhavam em Nova York na Triangle Shirtwaist Company e, consequentemente, ao incêndio que ocorreu em 1911. Já outros, indicam que ela surgiu na Revolução Russa de 1917, a qual esteve marcada por diversas manifestações e reivindicações por parte das mulheres operárias. Ainda que existam diferentes versões sobre a origem da data, ambos os movimentos tinham o objetivo de alertar sobre as condições insalubres de trabalho que as mulheres estavam sujeitas.
No Brasil, a data também é “comemorada” com protestos em todas as principais cidades do país, com reivindicações sobre igualdade salariais, a violência contra a mulher dentre outros pleitos muito genuínos. Certamente o 8 de Março é um dia de luta, dia para lembrarmos que ainda há muitos problemas a serem resolvidos, sobretudo, sobre a desigualdade de gênero e não esquecendo do machismo patriarcal e insensato que acomete centenas de mulheres ao redor do mundo. A comemoração deveria nortear, aclarar, reconhecer, incentivar e discutir como mulheres podem ganhar mais espaço nos diversos segmentos da sociedade !
Que tal refletirmos esse ano incentivando homens e meninos a serem agentes de mudança, de forma a agir contra as desigualdades negativas enfrentadas por mulheres e meninas ?! Convido a trazermos essa reflexão, essa tomada de atitude para dentro das empresas, escolas, das instituições ? Vamos propiciar e abrir espaço para diálogo, para compreender o que pode ser diferente e como fazer esse exercício de consciência em prol do papel de pluralidade diversa das mulheres de forma livre e franca.
Que tal trocar as flores e bombons deste ano por iniciativas concretas de desenvolvimento e inclusão e diálogo ? Vamos tornar o Dia da Mulher em um mês, um ano ou ainda um programa contínuo voltado às mulheres de forma verdadeira ? Aposto que você não irá se arrepender !
Parabéns a todas as mulheres de garra, fibra e sensibilidade.
Sexo é vida !